José Maurício Caldeira, da Asperbras, fala à rádio FM Educativa sobre a inauguração da Greenplac, em Água Clara (MS)
A empresa gerou cerca de 280 empregos diretos e 700 indiretos na região
A Greenplac – fábrica de MDF – foi inaugurada pelo Grupo Asperbras no dia 4 de julho, na cidade de Água Clara (MS), que está localizada em uma área com forte presença de florestas plantadas de eucalipto, o que torna a região ideal para a logística de uma fábrica de madeira certificada.
Na entrevista, o acionista e integrante do conselho de administração da empresa, José Maurício Caldeira, explica que o Grupo Asperbras escolheu o Mato Grosso do Sul por já ter um vínculo antigo com a cidade de Água Clara, de mais de 30 anos, onde possuíam fazendas de pecuária.
Com a predominância das florestas de eucalipto, eles passaram a migrar parte da pecuária para a região de Dourados e utilizar as terras em Água Clara para fornecer celulose. Até que surgiu o projeto fabricar MDF, que agradou o Grupo.
Além disso, o Mato Grosso do Sul tem grande potencial logístico e possui uma eficiente política de incentivo para a instalação de empresas. Essas são questões que tornaram a abertura da fábrica possível no Estado.
A Greenplac produz placas de MDF (madeira de média densidade), utilizada como matéria prima para a indústria moveleira e para os marceneiros. Inicialmente, a fábrica tem capacidade para produzir 250 mil metros cúbicos de MDF por ano, podendo chegar a 270 mil.
José Maurício Caldeira afirma que o Grupo Asperbras investiu R$ 650 milhões de reais na fábrica, que gera cerca de 280 empregos diretos e 700 indiretos na cidade de Água Clara, localidade que mudou completamente desde o início da instalação da fábrica.
A íntegra da entrevista concedida pelo empresário José Maurício Caldeira, da Asperbras, para a rádio FM Educativa traz detalhes sobre esse investimento e sobre os planos futuros da empresa:
Grupo Asperbras
O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul.