HRSLMB recebe visita do Secretário de Estado de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, e inaugura Árvore da Vida
HRSLMB também celebrou a alta do primeiro paciente tratado com capacete tipo Elmo
A recuperação de cada paciente da Covid-19 é sempre muito celebrada por todos os profissionais do Hospital Regional São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB). Para eternizar esse momento de vitória, a unidade de saúde inaugurou, na última quinta-feira (22), um painel lúdico em formato de Árvore da Vida para ser preenchido com folhas que representam os recuperados. O evento contou com a participação do Secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino.
O símbolo sagrado atravessa gerações e está presente nas mais variadas culturas. Ela representa vitalidade, força e a capacidade de superar adversidades, que são características também dos que venceram a batalha contra a Covid-19.
A ação tem como objetivo fortalecer e valorizar ainda mais o trabalho desenvolvido pelos profissionais de saúde que se revezam 24 horas, todos os dias da semana, para atender as pessoas acometidas pela doença. É uma forma visual de agradecer e valorizar o empenho e dedicação neste período de pandemia.
“O projeto vai humanizar ainda mais o atendimento. A Árvore vai dar força para os pacientes que venceram a Covid-19 e inspirar ainda mais nossos profissionais”, afirma Éder Souza, diretor do hospital.
Um dos nomes inseridos na Árvore foi do vendedor Alécio Gomes, de 40 anos. O paciente foi o primeiro a usar o capacete respiratório do tipo Elmo no hospital. O suporte ventilatório não invasivo tem a capacidade de manter uma pressão positiva contínua nas vias aéreas, por meio da oferta de alto fluxo de oxigênio e ar medicinal, o que reduz de maneira significativa o esforço respiratório do paciente.
Depois de permanecer 23 dias internado, sendo 11 deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ele teve alta e pode voltar para casa recuperado. Na cerimônia de inauguração da Árvore da Vida ele foi um dos pacientes homenageados.
Alécio conta que ao colocar o capacete sentiu uma melhora significativa no seu estado de saúde. “Fiquei muito feliz em usar um equipamento com um efeito espetacular, que trouxe benefícios rápidos, sem contar a honra de ter sido o primeiro a usar essa tecnologia dentro do hospital”, explicou o vendedor.
Com a família longe, Gomes disse que recebeu apoio constante da equipe de saúde e dos colaboradores do HRSLMB. “Enquanto estive internado, o pensamento era na minha família. Eu acreditava muito na equipe de saúde e nas orientações. Espero que o capacete possa ajudar cada vez mais pessoas daqui em diante”, concluiu o vendedor.
Os equipamentos foram recebidos pelo Governo do Estado de Goiás e repassado aos hospitais estaduais.
As novas tecnologias aliadas à saúde e as ações de humanização são ferramentas importantes para combater o coronavírus e ajudar na recuperação dos pacientes.
Sobre HRSLMB
O Hospital Regional de São Luís de Montes Belos – Dr. Geraldo Landó (HRSLMB) foi estadualizado em abril de 2020 e reinaugurado em julho para auxiliar o combate à Covid-19. A unidade tem uma ala exclusiva para síndrome respiratória aguda grave formada por 34 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 de enfermaria. O hospital conta com 22 leitos para atendimento geral, sendo 16 de enfermaria e seis de semi-intensivo/estabilização. Desde o dia 1º de setembro de 2020, o HRSLMB encontra-se sob a gestão do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED, uma Organização Social (OS) que se destaca pela prestação de serviços e desenvolvimento de projetos que proporcionem bem-estar, saúde, cidadania e dignidade às pessoas. O IMED administra o hospital para que ele funcione com qualidade 24 horas por dia, todos os dias da semana.