Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest
+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

Projeto “Cine Interação” muda a rotina de pacientes internados no Hospital Estadual de Formosa

Cine Interação nas enfermarias

Ações de atendimento mais humanizadas são colocadas em prática todos os dias na unidade

Cine Interação nas enfermarias

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade da Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO), conta com mais um projeto de humanização na unidade, o Cine Interação. A iniciativa proporciona aos pacientes e acompanhantes momentos de entretenimento dentro do ambiente hospitalar, além de colaborar para que haja agilidade na recuperação e reabilitação do paciente. Todas as enfermarias são equipadas com televisores smart para que eles tenham acesso à plataforma de filmes para todos os públicos.

O Cine Interação faz parte das ações humanizadas do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), responsável pela gestão da unidade estadual de Formosa. O objetivo é pensar sempre no cuidado e acolhimento ao paciente.

O projeto teve início neste ano e foi desenvolvido pelo enfermeiro do HEF, Yorran Brito. O Cine Interação tem o enfoque terapêutico de minimizar o estresse da internação, melhorar a rotina dos pacientes e contribuir com a qualidade de vida dentro do hospital, além de propiciar um ambiente hospitalar com atendimento humanizado para melhorar, ainda mais, o bem-estar dos pacientes e acompanhantes.

Humanização e bem-estar

“O projeto Cine Interação promove integração entre a equipe e o paciente, proporcionando humanização e bem-estar. Por algumas horas, a mente se desliga da internação e do tratamento, e relaxa numa reflexão escolhida. O paciente exercita mecanismos de adaptação, melhora seu desempenho e até recupera a capacidade de motivação. Sem dúvidas, esse projeto colabora com o plano terapêutico do paciente”, explica Luanna Marques, psicóloga do HEF.

Segundo a psicóloga, muitas vezes, os dias são prolongados de internação onde o paciente se sente isolado da família, entediado e distante de sua realidade. “Uma mente ociosa pode causar conflitos emocionais, humor deprimido, insatisfação e, consequentemente, a recuperação será difícil e mais prolongada”, observa ela.

O Cine Interação foi criado para proporcionar aos pacientes um ambiente mais leve e descontraído. “Os pacientes podem escolher o que querem assistir e, após a sessão, realizamos um momento de conversa para que ele fale sobre o que achou sobre o filme”, conta Yorran Brito, enfermeiro do HEF.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Formosa
Sthefane Silva/Imed

 

Deixe seu Comentário