+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

Mais de oito mil cirurgias foram realizadas no HEF em menos de quatro anos

Hospital Estadual de Formosa (HEF) já realiza mais de 8 mil cirurgias dentro de 4 anos, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)

Compromisso com a excelência em cirurgias eletivas e de urgência e emergência, a unidade de Formosa oferece serviços de saúde de alta qualidade à população

 

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina Estudos e Desenvolvimento – IMED, conquista um marco importante ao atingir 8.620 mil cirurgias realizadas entre 2021 e 2024. A unidade oferece um amplo serviço de cirurgias para Formosa e Entorno do Distrito Federal, como procedimentos gerais, vasculares, ginecológicos e ortopédicos, tanto eletivos quanto de urgência e emergência. Esse número destaca o compromisso da instituição em proporcionar cuidados de alta qualidade à comunidade.

Nos últimos anos, o hospital registrou um aumento significativo nas cirurgias eletivas. Em 2021, foram realizadas mais de 980 intervenções, número que subiu para 1.264 em 2023, refletindo um crescimento de 28%. Até junho de 2024, foram realizados 795 procedimentos eletivos, e a expectativa é de que esse número continue a crescer até o final do ano.

Uma das cirurgias realizadas foi na paciente Erondina Alves, técnica de enfermagem aposentada, que deu entrada no HEF por causa de uma fratura. Após a cirurgia, ela fez questão de registrar seu agradecimento pelo cuidado recebido: “Dei entrada no hospital por causa de uma fratura na perna. Gostei muito de todo o tratamento que recebi ao longo da internação. Deixo meus agradecimentos a toda a equipe que cuidou tão bem de mim”, conta a paciente satisfeita.

Hospital Estadual de Formosa (HEF) já realiza mais de 8 mil cirurgias dentro de 4 anos, unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)

Paciente Erondina Alves com a equipe do Centro Cirúrgico do HEF.

Além disso, o HEF tem registrado um aumento significativo nas cirurgias de urgência e emergência ao longo dos anos. Em 2021, foram realizadas 673 cirurgias de emergência, número que cresceu para 1.806 em 2022 e para 1.895 em 2023, representando um aumento de mais de 100%. Até junho de 2024, já foram realizadas 1.202 intervenções de emergência, refletindo a contínua demanda e a capacidade de resposta do hospital.

Para a enfermeira e coordenadora do centro cirúrgico, Isabela Pereira, o marco de mais de 8 mil cirurgias realizadas reflete o esforço contínuo do HEF em Formosa e no Entorno do DF para entregar excelência à população. “Os números crescentes de cirurgias realizadas demonstram nosso compromisso em melhorar cada vez mais o atendimento, capacitar as equipes e ampliar o acesso a tratamentos cirúrgicos. A dedicação em oferecer um atendimento eficaz e de qualidade para todos é constante”, conclui Izabela.

Cirurgia eletiva

Cirurgias eletivas são procedimentos médicos programados com antecedência, destinados ao tratamento de condições que causam desconforto ou limitações ao paciente, mas que não representam uma ameaça imediata à vida.

No HEF, o processo de cirurgia eletiva começa com uma consulta na unidade básica de saúde. O médico responsável solicita uma avaliação com um especialista, e o paciente leva essa solicitação à regulação, que o encaminha para o hospital com a especialidade necessária.

No hospital, o paciente passa por consultas, retornos e exames no ambulatório. Na primeira consulta, o médico avalia o quadro clínico e solicita os exames, todos realizados no HEF. Após a análise dos resultados em uma consulta de retorno, o risco cirúrgico é avaliado. Se aprovado, a cirurgia é liberada.

O paciente entrega os documentos necessários na recepção, que encaminha a documentação à Secretaria Estadual de Saúde de Goiás para autorização final. Em seguida, o paciente é informado sobre a data, horário e detalhes da cirurgia.

Cirurgia de emergência

Por outro lado, cirurgias de urgência e emergência são aquelas realizadas em situações onde há um risco iminente à saúde ou à vida do paciente. Esses procedimentos são essenciais para tratar condições graves e inesperadas, como apendicite aguda, fraturas complexas, hemorragias internas ou complicações de doenças crônicas que se agravam subitamente.

Central de Agendamentos

Vale ressaltar que, ao longo de todo o processo, se o paciente tiver alguma dúvida sobre o procedimento, o HEF conta com uma equipe de profissionais para tirar todas as suas dúvidas ou inseguranças pelos canais de comunicação, como telefone (61) 3770-0171 e WhatsApp (62) 3121-5418. O serviço também está disponível presencialmente de segunda a quinta, das 07h às 18h e na sexta das 07h às 17h.

 

Assessor de comunicação do HEF

Deixe seu Comentário