Novo empreendimento criará cerca de 550 empregos em Água Clara (MS), diz José Maurício Caldeira, da Asperbras
Com foco no mercado interno, fábrica produzirá placas de MDF para atender principalmente a indústria de mobiliária
A Asperbras, grupo empresarial familiar e multidisciplinar que atua intensamente no desenvolvimento de projetos de comércio, tecnologia e industrialização, se aproxima da conclusão da primeira etapa de um grande projeto: a instalação de uma fábrica de placas de MDF na cidade de Água Clara, no interior de Mato Grosso do Sul. “O projeto está sendo desenvolvido dentro do prazo e nas condições planejadas. Cerca de 550 empregos serão gerados , o que vai estimular grandemente a economia regional”, reforça o diretor José Maurício Caldeira.
O empreendimento criará cerca de 550 empregos diretos e indiretos e produzirá 250 mil metros cúbicos de madeira por ano, sendo que uma futura fase de expansão, ainda em programação, aumentará a capacidade para 460 mil metros cúbicos. Atualmente, 300 trabalhadores atuam na primeira fase da obra, que envolve instalações civis e de infraestrutura, prevista para ser concluída no final de outubro de 2016. Além disso, em parceria com o Senai, IEL (Estagiários) de Três Lagoas, firmada em novembro de 2015 ano, o Grupo iniciou cursos preparatórios, em conjunto do, para capacitar os novos funcionários em automação e instrumentação básica, manutenção mecânica básica e operador de empilhadeiras e de máquinas pesadas.
A fase de montagem dos equipamentos será iniciada no mês seguinte. Já a operação da fábrica, segundo o cronograma, será iniciada no último trimestre de 2017.
O investimento total foi de R$ 330 milhões em recursos próprios e com participação de um Banco alemão. O investimento em plantio de eucalipto é de R$ 75 milhões.
O Grupo Asperbras
Com estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, a Asperbras, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, atua em três continentes: América, África e Europa. O grupo tem um perfil ousado e empreendedor, e sempre buscou inovar com segurança.
Com a sua sede administrativa da holding brasileira na cidade de São Paulo, o Grupo mantém suas raízes em Penápolis (cerca de 400 km da capital paulista), onde possui duas unidades industriais: as fábricas de Tubos de PVC e Rotomoldagem, com a marca Asperbras, destinadas ao saneamento básico.
Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem plantas industriais na Bahia e no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo e Mato Grosso, atua nos segmentos de Agronegócios e empreendimentos imobiliários. Em Minas Gerais, tem uma Usina de Leite, da marca Bonolat, com produção diária de mais de 300 mil litros. E em Água Clara, no Mato Grosso do Sul, inicia a construção de um parque industrial de painéis de madeira certificada destinado ao setor moveleiro.
Além dos projetos mencionados, a Asperbras mantém no Brasil ações de responsabilidade socioambiental por meio da parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, a Casa de Apoio de Penápolis, a ONG Flora Tietê e com a manutenção da Fundação Nelly Colnaghi.