José Roberto Colnaghi, da Asperbras: uma história de vida e de realizações
Filho caçula do comerciante Francisco Colnaghi e da professora Nelly Jorge Colnaghi, José Roberto Colnaghi nasceu no dia 14 de janeiro de 1960, na cidade de Penápolis/SP. Tem dois irmãos: Jorge Luiz e Francisco Carlos conhecido como Teté. Fez o pré-primário no colégio Educandário Coração de Maria. Cursou boa parte do ensino em escola pública. Fez da 1ª a 4ª série no grupo Augusto Pereira de Moraes e quase a totalidade do colegial na escola Dr. Carlos Sampaio Filho. Por meio de educação religiosa sempre motivada por seus pais, foi coroinha junto com seus dois irmãos, auxiliando os freis Marcelino e Martinho, na Paróquia São Francisco de Assis.
Descendente de italianos e de sírios, Beto, apelido que ganhou desde criança, começou logo a trabalhar. Por iniciativa própria, obteve seu primeiro emprego aos 12 anos de vida, ajudando seu pai na loja de comércio de implementos agrícolas inaugurada em 1966 em prédio da Rua Brasil n.º 29, esquina com a Avenida Rui Barbosa, onde desempenhava funções gerais.
Bastante interessado no trabalho, recebia cada vez mais confiança e responsabilidade de seu pai. Demonstrava tino para os negócios. Ainda menor de idade, já ia para o campo para vender os produtos da loja de implementos agrícolas. Sem habilitação para dirigir, dava um de jeito de arrumar um motorista para levá-lo.
Aos 17 anos, visitou, avaliou e comprou em Martinópolis a primeira fazenda. Avançando nos negócios, a Colnaghi Implementos Agrícolas, em 1977, incorporou também o comércio de produtos para irrigação e diante da necessidade para o trabalho, assim que completou 18 anos, quando comprava, vendia, tomava decisões importantes na loja, buscou a retirada da habilitação de motorista e ganhou uma VW Brasília verde de seu pai. Ia para todo o canto com o veículo e vendia ainda mais.
Perto do final da década de 70, seguiu para a capital paulista, onde concluiu o segundo grau no colégio Piratininga e fez cursinho pré-vestibular no Anglo. Tinha projeto de estudar na Fundação Getúlio Vargas, mas a vontade de voltar a trabalhar rapidamente sobressaiu. Passados seis meses em São Paulo, retornou a Penápolis e para o trabalho na loja. À noite cursava Administração de empresas nas Faculdades Salesianas de Lins.
Em 1980, Beto e o irmão Francisco – Teté, o qual acabava de se formar em Engenharia Mecânica em São Carlos, tomavam a frente dos negócios, enquanto o pai se dedicava mais a uma propriedade rural em Franca. Um de seus setores preferidos, as fazendas, levavam Beto também para o estado Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, desempenhando cuidados de compra e administração de propriedades para aquisição de gado e plantação.
Em 11 de março de 1984, faleceu a Sra Nelly Jorge Colnaghi, mãe de Beto e seus irmãos. No mesmo ano, casou-se com Tânia Campos em 24 de novembro, com quem teve suas duas filhas Fernanda e Flávia.
Em 29 de dezembro de 1985, Sr Francisco Colnaghi, o pai, faleceu após duas semanas do sofrimento de um derrame cerebral.
1985
Os negócios são definitivamente assumidos por Beto e Teté. Em 1985 a dupla, num grande arrojo, iniciaram a fabricação de produtos de irrigação com a inauguração da empresa Asperbras, ou seja de revendedores, tornam-se fabricantes. Em 1988 inauguram a Zincabrás Produtos Galvanizados.
Em 1994 passam a Fabricar Tubos e Conexões de PVC – Asperbras Tubos e Conexões, o que completa os negócios em atendimento a irrigação, saneamento básico e construção civil. São produtos com atendimento a padrões de qualidade definidos pelas normas brasileiras da ABNT e distribuídos para todo o Brasil. Em 1999 acontece a inauguração da fábrica em Macaíba, no Rio Grande do Norte e em 2001 em Salvador, no estado da Bahia, numa obtenção de pontos estratégicos de distribuição.
Em 2002, sempre junto com o irmão Teté, implantou na Asperbras o processo de rotomoldagem, empresa batizada de Asperbras Rotomoldagem, produzindo em polietileno, caixas d’água, poços de visita, cestos para adubos e sementes, cochos agropecuária, vasos e muito mais.
Na diversificação de investimentos, lança grandes sucessos em loteamentos urbanos através da Asperbras Empreendimentos, os residenciais Fernanda, Ana Paula, Flávia, Tropical e Regina Célia, além de shoppings, condomínios e outros.
Entre as particularidades de Beto, está o bom humor nas brincadeiras na qual nem o frei da cidade, Mauro Strabelli, escapa. Outra particularidade, é o gosto por visita a locais que marcam a história do cristianismo. Em 1998, juntamente ao seu irmão Francisco, apoiou, articulou e a cidade de Penápolis recebeu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que atraiu uma multidão, um momento marcante de emoção e fé na cidade.
Ajudar o próximo discretamente é uma de suas vocações. São muitos os casos e relatos de beneficiados individualmente ou instituições, como a APAE, a Santa Casa de Penápolis, o Hospital de Câncer de Barretos – Pavilhão Nelly Jorge Colnaghi, a Casa de Apoio Francisco Colnaghi, a Fundação Xuxa e Lactário Dilia Ribeiro – Associação Feminina Proteção Infância, entre outros.
Esta aptidão solidária da família Colnaghi, não teve parada. Construíram e até hoje mantém somente com recursos próprios, uma creche para atender 250 crianças, em Penápolis, obra inaugurada em 25 de maio de 2000, nomeada de fundação Nelly Jorge Colnaghi em homenagem à matriarca da família. São 800 metros quadrados de construção e infraestrutura com atendimento as crianças carentes, de quatro meses a 6 anos de vida.
Beto Colnaghi é um dos fundadores da Associação dos Empresários de Penápolis e por isso e outros motivos, admirado por toda cidade. Recebeu já duas medalhas, a Primeira – Medalha Maria Chica; por reconhecimento ao seu trabalho em defesa do Meio Ambiente e a Segunda – Medalha Olavo Bilac e Duque de Caixas – Braço forte mão Amiga; entregues pelo Exército Brasileiro – Tiro de Guerra.
2016
Atualmente, viaja o mundo com uma visão empreendedora em constante busca por inovação nos negócios. Aplica responsabilidade, qualidade e segurança em cada um dos nove segmentos em que hoje o Grupo Asperbras atua. Lidera aproximadamente cinco mil profissionais como CEO – Presidente, mantendo as estruturas societárias das empresas nacionais e internacionais desvinculadas e independentes em 3 continentes, África, Europa e América do Sul.
Empenhou importantes pesquisas na área da Geologia e Mineração, realizou programas como o ‘Saúde Para Todos’ – 12 Hospitais Gerais e Oncológicos, ‘Água para Todos’ – mais de quatro mil poços de Água Potável, além maxi-projetos e obras como os Complexos Industriais de Maloukou Trechot no Congo e ZEE – Zona Industrial de Angola.
Beto e também seu irmão Teté, acima de tudo, acreditam muito no potencial do Brasil, país de suas nacionalidades e ainda que contra mão à crise e instabilidade econômica atual, investem em duas novas frentes que estão entre os principais segmentos da economia mundial, a nova Indústria de Painéis de Madeira Certificada – MDF em Água Clara/MS e segunda unidade do laticínio da Asperbras Alimentos – Bonolat em Penápolis/SP gerando aproximadamente mais 800 novos cargos de emprego.
O relacionamento de Beto Colnaghi com a região Sul-mato-grossense iniciou-se em 1984 com as primeiras fazendas de eucaliptos, solidificando laços de amizade com as cidades de Três Rios e, sobretudo Água Clara. Os investimentos não cessaram e pelo alto desempenho na produção de eucaliptos surgiu a oportunidade de um audacioso projeto para Água Clara: o projeto de uma fábrica de placas de MDF. Fato marcante e que se concretiza em 2018, para consolidar os laços pessoais e empresariais para com a cidade, seus cidadãos, trabalhadores e empresariado.
Para o futuro, mesmo tendo realizado tantos feitos grandiosos e diversificados por todos esses anos, ainda quer buscar novos desafios e não pretende acalmar sua personalidade motivadora e visionária. Ter empresas autossuficientes e de gestão segura é um de seus principais ensinamentos.
Mauricio
Muito bom, parabéns.
Quéli Nacif
Excelente !
Mauricio
Muito bom.