Aplicativos disputam mercado corporativo
No mercado há menos de um ano, TikTok e Clubhouse se destacam pela agilidade de conquistar novos públicos em um formato diferente de rede social
As empresas mais ligadas ao mundo digital começam a promover estratégias de divulgação baseadas no TikTok e Clubhouse, as novidades no mundo dos app de redes sociais. Ambas promovem canais de divulgação de conteúdo, por vídeo e áudio, respectivamente, que atraem empreendedores e profissionais autônomos de forma mais direta do que os tradicionais Linkedin e Facebook, por exemplo.
O TikTok possui 6 milhões de usuários e seu valor de mercado é de US$ 1 bilhão, mesmo tendo menos de um ano de vida. Ele se baseia no uso de vídeos curtos e rápidos, incluindo dublagens, desafios e danças. Caiu nas graças dos criadores de conteúdo de empresas, que têm buscado formas criativas de produzir peças leves e bem-humoradas.
O Clubhouse, lançado há poucos meses, se baseia em chats de voz. Está disponível apenas para iPhone e só permite a entrada de membros que receberam convites, o que torna a participação na plataforma ainda mais exclusiva, pois o número de convites é limitado. Funciona por meio de salas em grupo e clubes em que os usuários comunicam-se sempre ao vivo e por áudio. Não há na plataforma envio de fotos ou mensagens.
Um dos atrativos do Clubhouse é a possibilidade de criação de grupos ou eventos para discutir um tema específico. Eles são sugeridos pela plataforma a partir do perfil do usuário. Daí a necessidade de os criadores de conteúdo que participam serem bons em oratória e conhecer profundamente o tema em discussão. Com isso, surge uma nova possibilidade de empresas conectadas ao digital agregarem novos públicos e divulgarem temas de forma original e sem cara de propaganda.