Asperbras Tubos e Conexões comemora conquistas e trajetória sólida
No 70° aniversário do PVC no Brasil, empresa pertencente a Asperbras Brasil destaca contribuição para o segmento em quase quatro décadas de crescimento e dedicação ao setor
A chegada do PVC no Brasil há 70 anos é motivo de celebração para a Asperbras Tubos e Conexões, uma das quatro principais fabricantes nacionais do setor. Há quase quatro décadas desde a primeira planta industrial inaugurada em Penápolis (SP), a empresa que pertence à holding Asperbras Brasil é uma marca sólida, com excelência técnica e qualidade em seus produtos, destacando-se também após o desenvolvimento do e-commerce no país, o que possibilita maior acesso de clientes de regiões distantes dos grandes centros urbanos a produtos de qualidade, sobretudo para irrigação e saneamento.
Hoje são mais de 20 mil clientes ativos em todo o território nacional e mais de mil produtos no portfólio. “Somos parte da evolução do PVC no Brasil, atuando em setores essenciais da nossa economia, como saneamento básico, construção civil e infraestrutura de irrigação para o mercado agro, principal motor do nosso desenvolvimento atualmente”, comemora o vice-presidente do Conselho de Administração da Asperbras Brasil, Francisco Carlos Jorge Colnaghi.
Francisco Carlos Jorge Colnaghi, vice-presidente do Conselho de Administração da Asperbras Brasil
O executivo pontua algumas vantagens da aplicação do material como substituto do alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro ou madeira. “Os principais usos do PVC são na construção civil e na agropecuária, segmentos que necessitam de produtos competitivos, energeticamente econômicos e de longa vida útil”. O ciclo de vida útil dos produtos varia de 15 a 100 anos, com média superior a 60 anos.
O Gerente Comercial Nacional da Asperbras Tubos e Conexões, Thiago Rosa, destaca também outras características que fazem do uso do material uma solução econômica para o dia a dia dos brasileiros. “O PVC é durável, resistente às intempéries do clima, atóxico, inerte e seguro, além de ser leve, o que facilita seu manuseio e aplicação. É resistente a fungos, bactérias, insetos e roedores e um bom isolante térmico, elétrico e acústico, além de ser fabricado com baixo consumo de energia e pode ser 100% reciclável”.
Nova planta
No ano passado, a Asperbras Tubos e Conexões inaugurou uma nova planta fabril em Penápolis (SP). Agora são seis unidades que processam mais de 60 mil toneladas de produtos em PVC e PEAD por ano. As fábricas estão localizadas estrategicamente para atender o agronegócio e obras de infraestrutura com unidades em Penápolis (SP), Macaíba (RN) e Simões Filho (BA). Ao todo, são três indústrias de PVC, duas de rotomoldagem e a unidade de PEAD, totalizando mais de 500 empregos diretos e aproximadamente 1,5 mil indiretos.
Como diferencial de inovação, a empresa aposta na multicanalidade, ou seja, em proporcionar boa experiência em diferentes canais de atendimento e compra dos seus produtos. “Para este ano, avanços no Marco Legal do Saneamento e maior comprometimento do governo federal com acesso à moradia compõem um cenário muito favorável para o nosso setor”, conclui Francisco Carlos Jorge Colnaghi.
Pionerismo no comércio digital
Em 2022, a Asperbras Tubos e Conexões foi pioneira no lançamento de e-commerce – vendas online do segmento que atua, irrigação, saneamento, predial e produtos para o agronegócio. No ano seguinte, triplicou o volume de vendas digitais. “Inovação está em nosso DNA desde a fundação, há quase 40 anos, e nosso diferencial está na qualidade dos produtos e qualificação de nossas equipes para cuidar das demandas dos clientes de forma ágil e eficiente”, reforça Thiago Rosa.
A empresa se destaca frente à concorrência por disponibilizar aos clientes um atendimento especializado, garantido pela atualização constante dos profissionais. Neste ano, em parceria com o SENAI e a Prefeitura de Penápolis (SP), junto dos times técnicos das unidades industriais, mais de 50 profissionais participaram de um programa de treinamento em Power BI Avançado.
Novas ações nesse sentido estão previstas ainda para este ano, visando a atualização profissional em várias áreas da indústria, desde os que estão dedicados ao processo fabril e chão de fábrica até a equipe de gestão.