Campanha de MKT da Leroy Merlin expõe com arte sua variedade
Inovação e evolução são palavras que fazem parte de todas as ações da Leroy Merlin. Em 2015, a líder no segmento do Varejo de Materiais de Construção foi buscar inspiração no mundo das artes como mote para a sua mais nova Campanha de Marketing. A prova está no fato da rede associar ícones concretizados em obras ao desejo de mudar e melhorar a casa que os Clientes têm.
Assim, a base da Campanha para 2015 são 14 obras concebidas por artistas intervencionistas urbanos, sob a curadoria de Eduardo Srur, um dos principais nomes desse viés artístico. As peças são interpretações dos desejos cotidianos das pessoas e mostram como a Leroy Merlin e sua variedade de produtos faz parte do dia a dia e do imaginário de seus Clientes e os inspira para que sejam os artistas de suas próprias reformas e construções, como sugere o slogan da nova campanha: “A Leroy Merlin é assim. A Leroy Merlin tem tudo para mim!”.
Para unificar o discurso visual e dar vida às 14 peças artísticas no filme institucional, a Leroy Merlin trouxe ao Brasil o celebrado diretor de fotografia norte-americanoRobert Yeoman, que tem em seu currículo filmes como O Grande Hotel Budapeste (indicado ao Oscar 2015 e ganhador do Globo de Ouro deste ano). Yeoman, veio exclusivamente para direção de fotografia, acompanhou todas as gravações do filme institucional e dos comerciais de criação da LODUCCA com produção da Conspiração Filmes e que serão exibidos durante o ano para cada um dos Festivais e ações da empresa.
As obras de arte, construídas a partir de diversos produtos vendidos nas lojas da Leroy Merlin, ilustram a variedade de itens que transformam os sonhos e desejos dos Clientes em realidade. Por meio das manifestações artísticas, a campanha mostra que a empresa está na vida de seus consumidores mais do que na forma de produtos usados em construção, reforma e decoração, mas, sobretudo, por meio do entendimento do desejo dos Clientes e, para isso, tem uma gama de 80 mil produtos e está em constante aperfeiçoamento e renovação. São quatro instalações produzidas por Eduardo Srur que selecionou outros sete nomes relevantes da arte contemporânea Flávia Junqueira, Selvvva, Yoann Saura, Tulio Pinto, Luo Capote, Laerte Ramos e Carol Gay.
“A arte sempre foi a melhor forma de se entender os pensamentos humanos, por ela conseguimos expor a variedade de itens disponíveis para pronta-entrega. O desejo de mudanças para melhorias em nossas casas faz parte do conceito da campanha e da cultura da Leroy Merlin, que sempre esteve comprometida com seus Clientes. Por meio da expressão artística, acreditamos ter conseguido manifestar o sentimento de entender e atender o nosso Cliente plenamente sob uma perspectiva de beleza e inovação”, diz a diretora de Comunicação da Leroy Merlin, Carla Ramos.
O filme criado pela agência de publicidade LODUCCA tem 60 segundos de duração e transmite todo o conceito da rede. “Temos bastante confiança de que mais uma vez a Leroy Merlin vai romper e reiniciar uma nova maneira de se fazer comunicação na categoria. Ela é líder de categoria em todos os sentidos, de vendas, de Top Of Mind e líder de comunicação”, Celso Loducca, sócio e presidente LODUCCA.
Ficha Técnica do filme
Agência: LODUCCA
Anunciante: Leroy Merlin
Título: Variedades
Criação: Nelson Costa, Fabio Victoria, Lucas Stefano de Oliveira, Vitor Barbato e Gabriel Abrucio
Direção de criação: Sergio Mugnaini , Cassio Moron, Fabio Saboya e Raphael Franzini
Direção Geral de Criação: Guga Ketzer
Atendimento: André Paes de Barros, Fabiane Veiga, Renato Nose, Fernanda Moino e Gabriela Ruffo
Mídia: Daniel Chalfon, Adriana Favaro, Rodrigo Tamer, Maria José Dias Filha, Letícia Vono e Marcos Moura
Planejamento: Ken Fujioka, André Troster e Pedro Bertho
Produtores Executivos de criação: Ana Luisa André e Sid Fernandes
Art Buyer: Carolina Galastri e Vanessa Lima
Fotógrafo: Rodrigo Ribeiro
Ilustrador: Paulo Dias
RTV: Ana Luisa André e Paula Rinaldi
Produtora: Conspiração Filmes
Direção: Del e Henrique Manzoli
Produtora de áudio: Friends Audio
Direção de fotografia: Robert Yeoman e Fernando Oliveira
Aprovação Leroy Merlin: Carla Ramos
Equipe Leroy Merlin: Sueli Loiola, Isabela Ferreira, Luciano Luna e Ana Paula Silva
Sobre a Leroy Merlin
A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus Clientes.
Considerada multiespecialista do lar, por ser especializada em Construção, Acabamento, Bricolagem, Decoração e Jardinagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos em 80 mil itens divididos em 14 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração e Iluminação. As lojas oferecem serviços diferenciados, como Corte de Madeira e Vidro, Enquadramento, Confecção de Cortinas sob Medida, estacionamento e Entrega em Domicílio, entre outros.
Hoje, a rede francesa possui 32 lojas distribuídas em sete estados brasileiros e o Distrito Federal. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de Varejo Certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável e Uso e Operação sendo assim a primeira loja 100% AQUA – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Hoje, a rede possui mais oito lojas 100% AQUA, Jacarepaguá (RJ), Taguatinga (DF), Campinas Anhanguera, Sorocaba e Serviços Internos (SP), São Leopoldo (RS), Londrina e Curitiba Atuba (PR), somando um total de 28 certificados, destacando a Leroy Merlin como a empresa com maior número de certificação AQUA/HQE no mundo na categoria varejo.
A Leroy Merlin é líder, pelo quinto ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco e 1º lugar do segmento Varejo de Material de Construção, no Ranking da pesquisa “As empresas mais admiradas no Brasil” (2010, 2011 e 2012), realizado pela Revista Carta Capital. A Leroy Merlin é também a Empresa do setor de Lojas de Material de Construção com o melhor reconhecimento por parte do consumidor como “Empresa que mais Respeita o Consumidor no Brasil” (2010 e 2012), por meio de pesquisa realizada anualmente pela Revista Consumidor Moderno. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis pelo “Prêmio Os Mais Importantes do Varejo”, realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012 e 2013, e sua sede está entre os 10 prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013 e 2014, a Leroy Merlin foi premiada entre as 70 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época.