Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest
+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

CIPAA do Hospital Municipal da Brasilândia toma posse para a gestão 2024/2025

CIPAA do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) para o 2024 e 2025. Unidade gerida pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED)

Prevenção contra assédio e medidas de segurança são os focos dos eleitos

 

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) realizou, de 02/05 a 28/06, o processo eleitoral da CIPAA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), definindo os responsáveis para o mandato de um ano. Foram eleitas 14 pessoas e outras 14 foram indicadas pela direção do hospital, totalizando 28 membros. A votação ocorreu por meio de cédulas e a contagem foi realizada pela comissão eleitoral do HMB.

“Nosso papel é promover campanhas e treinamentos educativos, identificar os riscos e manter tudo registrado nas reuniões a fim de preservar a segurança de todos”, resume Andrielli Giovanelli, presidente da CIPAA do HMB na gestão 2024/2025.

Focada em educação e prevenção, a CIPAA tem objetivos cruciais para a segurança no ambiente de trabalho: inspecionar e identificar riscos, prevenir acidentes e doenças ocupacionais, e promover ações educativas sobre como reconhecer, evitar e denunciar situações de assédio. Este grupo é responsável por elaborar o mapa de riscos e o plano de ação para promover um ambiente de trabalho saudável. Entre suas práticas estão a promoção de treinamentos, cursos e a organização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT).

 

Nova CIPAA

Sancionada em setembro de 2022 como parte do Programa Emprega + Mulheres, a Lei Nº 14.457/2022 alterou a nomenclatura da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA). De acordo com o capítulo VII, a lei estabelece a inclusão de temas referentes à prevenção e combate ao assédio sexual e outras formas de violência nas atividades e práticas da CIPAA.

“Temos que trabalhar de forma que nossos colaboradores estejam sempre cientes de suas responsabilidades e de seu papel na promoção de um ambiente seguro em todos os aspectos, incluindo a segurança das mulheres, que são a maioria em nosso hospital”, explica Sara Machado, técnica em segurança do trabalho e responsável por ministrar o curso de capacitação aos eleitos.

 

Eleição

Realizado anualmente, o processo eleitoral da CIPAA no HMB segue as regras estabelecidas pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de São Paulo. O SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho) iniciou o processo divulgando as inscrições para os colaboradores e recebendo as candidaturas dos interessados. Foram registrados 22 candidatos. A votação presencial ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de junho, totalizando 591 votos. Após a apuração feita pela comissão eleitoral, foram definidos os 14 profissionais eleitos que, juntamente com outras 14 indicações, completam os 28 membros da Comissão.

 

Treinamento e início dos trabalhos

Todos os membros receberam treinamento para iniciar a gestão 2024/2025. Com duração de 16 horas, a capacitação foi realizada nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho, com a entrega dos certificados ocorrendo no último dia. A diretora do HMB, Aline Senes, destacou em seu discurso que espera dos cipeiros muitas ações e reafirmou o apoio da direção do hospital. “Tenho certeza de que todos aqui vão trabalhar visando a proteção e a segurança de nossos colaboradores. Boa sorte, parabéns e vamos juntos, pois será um ano de muito trabalho e desafios,” finalizou.

 

HMB

O Hospital Municipal da Brasilândia passa, em 2024, por grandes transformações. Abriu mais 89 leitos, que representam aumento de 49% na capacidade de internação e oferece novos serviços como endoscopia e colonoscopia, além de especialidades cirúrgicas como ortopedia, vascular, buco-maxilo e neurologia. Hoje atende por mês cerca de 20 mil pessoas no Pronto-Socorro.

Deixe seu Comentário