Cliente ECCO é destaque na revista Meio & Mensagem falando de inovação
Dos 20 mil produtos lançados na América Latina, entre 2015 e 2017, metade não continuou no mercado após seu primeiro ano – a média global é de 55%. Do total que permaneceu, 30% sumiram após três anos. Para serem mais assertivas na criação de novos produtos, as empresas têm investido em processos com a participação de mais departamentos e até mesmo com a ajuda dos consumidores. Os dados da pesquisa Nielsen embasam a reportagem da Meio & Mensagem sobre inovação e destacam a estratégia da Leroy Merlin Brasl.
Paulo José, diretor de Comunicação da rede de home centers, conta que a empresa realiza 40 mil entrevistas e 600 visitas a casa de brasileiros por ano para entender melhor os desejos do público. “Esses estudos, feitos há mais de sete anos, permitem que a cada planejamento estratégico haja possibilidades de mudanças de rotas rápidas”, explica ele em entrevista à jornalista Roseani Rocha.
Outra etapa importante, segundo Paulo, é engajar os colaboradores. Por isso, há quatro anos, foi criado o programa Inova. Muitas ideias de colaboradores viraram processos e até produtos, como o papel pintor, que mereceu destaque na reportagem. O papel usado para proteger móveis durante as pinturas internas foi desenvolvido para reutilizar embalagens de papelão e substituiu um produto que antes era importado da China.
Deu tão certo que neste anoo Inova foi aberto para os consumidores. “Inovar é reduzir atrito, significa criar coisas sem fricção, que o consumidor nem perceba que está usando, mas que esteja resolvendo um problema dele”, avalia Paulo José.