Com 15 anos de investimento em projetos socioambientais, Asperbras investe em novas ações para 2015
O diretor José Roberto Colnaghi garante que neste ano serão mantidas e ampliadas às iniciativas, como a manutenção de creche Nelly Colnaghi e a parceira com Hospital de Câncer
Com atuação em mais de sete segmentos da economia, na América, Europa e África, a Asperbras teve sua origem como uma revenda familiar de implementos agrícolas criada em meados dos anos de 1960 na cidade de Penápolis, no interior paulista. Depois de 55 anos de história conta hoje com 5.000 profissionais, ou seja, o Grupo cresceu e ampliou suas atividades e regiões de empreendimentos pelo mundo.
O Espírito empreendedor de seus fundadores associado a origem próxima à comunidade serviu de mote para que a filosofia do grupo fosse de encarar cada projeto como um desafio para mudar para melhor a vida das pessoas, sejam as impactadas nas regiões ou mesmo aquelas que pudessem ficar à margem do desenvolvimento regional proposto pela atuação da Asperbras. Partindo desta premissa, o Grupo desenvolve projetos de responsabilidade socioambiental, tanto na cidade onde tem suas origens, quanto, em outras regiões do planeta, por onde desenvolve seus negócios.
Em Penápolis, por exemplo, um de seus projetos socioambientais mais importantes é a Fundação Nelly Jorge Colnaghi. Foi criada no ano 2000, para o atendimento de 50 crianças, a creche atende hoje filhos de funcionários e crianças dos bairros próximos a Fundação, com idade entre os 4 meses e os 5 anos. Atualmente, são mais de 230 crianças, representando 20% da demanda educacional de todo o município. Para a empresa, não basta ter lucro, sobretudo, é importante auxiliar nas políticas públicas sociais que demandam a integração e são contra a exclusão.
Já na vizinha cidade de Barretos, a Asperbras é um dos principais parceiros do Hospital de Câncer, referência nacional e internacional no tratamento da doença. Os executivos José Roberto Colnaghi e Francisco Colnaghi auxiliam o hospital por meio de doações de utensílios médicos, como fraldas, equipamentos e lençóis; do patrocínio de reformas e shows; além de organizarem ações beneficentes para arrecadação de recursos. O pavilhão Nelly J. Colnaghi (nome da mãe dos Colnaghi) é uma homenagem feita pela direção do hospital, por conta do patrocínio feito pelos irmãos na construção da nova instalação e a contribuição com aparelhagem, estrutura e infraestrutura da ala.
O pavilhão com área total de 400 m² abriga os departamentos de Hematologia e Tórax (ambos recebem em média 50 pacientes/dia). O departamento de Hematologia ainda abriga o Hospital de Transplante de Medula Óssea.
A Casa de Apoio de Penápolis, vizinha ao Hospital de Câncer de Barretos, é também outra obra realizada pelos irmãos Colnaghi na cidade. O local auxilia cidadãos penapolenses em tratamento contra o câncer na cidade de Barretos, proporcionando a estes um local para se hospedarem, alimentarem e outros cuidados especiais que necessitem. A Casa conta também com um veículo doado pela Asperbras que facilita a locomoção dos pacientes e seus acompanhantes diariamente. Todo o serviço disponibilizado pela associação é gratuito e de acesso livre a qualquer cidadão penapolense que necessite dessa assistência especializada em Barretos.
Outra preocupação da empresa é na área de controle e preservação do meio ambiente. Por isso, os irmãos Colnaghi contribuem com a ONG Flora Tietê que tem por objetivo trabalhar na recuperação de florestas e no desenvolvimento sustentável da sociedade. Hoje a ONG atua em 174 municípios, a partir de mudas criadas em dois viveiros, localizados nas cidades de Penápolis e São José do Rio Preto.
Credenciada pelo IBAMA e pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a Flora Tietê já plantou mais de 31 milhões de mudas de plantas nativas brasileiras. Os irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi fazem parte da organização e contribuem por meio de doações de novas mudas.
O Grupo também possui um trabalho social de conscientização por meio da educação infantil, realizando palestras para que as crianças compreendam a ação nociva de algumas atitudes do homem perante a natureza.
Sobre o Grupo Asperbras
A Asperbras foi criada na década de 1980, oriunda de uma pequena revenda familiar de implementos agrícolas. Hoje está presente no Brasil, Congo-Brazzaville, Angola, Áustria e Portugal, sendo um grupo multidisciplinar que desenvolve projetos globais de comércio, tecnologia e industrialização. Atua nas seguintes áreas: Programas de Atendimento à Saúde; Tecnologia Industrial; Indústria de PVC e Rotomoldagem; Agronegócios; Produção de Painéis de Madeira Certificada; Concessionaria de Caminhões e Ônibus (Man-Volkswagen em Angola – África); Empreendimentos Imobiliários; Geologia e Mineração; Geração de energia e Soluções em Mobilidade Urbana. Emprega cerca de 5.000 pessoas pelo mundo. O Grupo Asperbras, acredita que as suas maiores obras e seus melhores empreendimentos são aqueles que contribuem para melhorar a vida das pessoas e levar desenvolvimento econômico e social.