EXPOSEC 2018 APRESENTA O FUTURO DA SEGURANÇA ELETRÔNICA
“O futuro está aqui, na Exposec”. Com essa frase, a presidente do ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica, Selma Migliori, abriu a a 21ª Exposec. Trata-se da maior feira de produtos e serviços nas áreas de Segurança Eletrônica, Privada, Pessoal Patrimonial e Empresarial da América Latina, com 700 expositores. O evento ocorre entre os dias 22 e 24 de maio, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, e tem expectativa de público de 43 mil pessoas.
Na avaliação da presidente da ABESE, o crescimento médio de 8% ao ano que o setor tem mantido nos últimos cinco anos se repetirá em 2018. “Queremos que esse crescimento continue de forma ordenada. O que torna urgente a regulamentação do setor, com a aprovação do Estatuto da Segurança Privada”, ponderou a dirigente.
O presidente do SESVESP– Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo, João Palhuca, avalia que o setor de Segurança Privada encontra-se em processo de consolidação, ou seja, com demanda definida e oferta em busca de equilíbrio. “São 2.300 empresas no Brasil e mais de 600.000 profissionais diretos só das atividades Patrimonial, Pessoal, de Formação, de Transporte de Valores e de Escoltas. São números que por si só dimensionam o tamanho e a importância que o mercado dá à Exposec”, argumentou.
“A Exposec é a maior vitrine do setor, no Brasil e no mundo, tanto para contratantes quanto para empresas e fornecedores”, ressalta Palhuca. “O que se percebe, ano a ano, é que a Exposec tem conseguido angariar para si o ‘status’ de ‘ambiente de relacionamento’ o que faz com todo profissional que milita na Segurança Privada ter a obrigação de estar presente”, observou.
O evento ocorre em um momento importante, quando a questão da segurança tem monopolizado a atenção dos meios de comunicação e gerado preocupação na população. De acordo com a ABESE,, o segmento faturou mais de R$ 6 bilhões em 2017 e apresenta expectativa positiva para o mercado brasileiro este ano.
EVENTOS SIMULTÂNEOS
Simultaneamente à Exposec acontecem a TecnoMultimedia InfoComm Brasil, com soluções de sistemas audiovisuais, automação residencial, digital signage e comunicações unificadas, oferecendo ao público visitante tudo sobre áudio/vídeo profissional e integração de sistemas e a Enersolar + Brasil, voltada para a cadeia produtiva do setor de energias limpas e renováveis.
A Exposec traz neste ano diversas atrações como a Arena Drone, um espaço para demonstração de avanços tecnológicos desse segmento do mercado. Aplicações para segurança, drones para filmagem aérea e sistemas anti-drone serão apresentados ao público pelas empresas participantes. Ao final do dia, serão promovidas corridas de drones, proporcionando aos participantes a experiência de pilotar um drone em um circuito de obstáculos.
O evento disporá ainda de áreas de demonstração de produtos baseado no conceito de Internet das Coisas, o IoT (Internet of Things). Ela consiste em uma rede de objetos físicos, veículos, prédios e outros que possuem tecnologia embarcada, sensores e conexão com rede capaz de coletar e transmitir dados.
Também serão exibidos na Exposec sistemas que permitem o reconhecimento facial e equipamentos que atuam com o conceito de Cidade Inteligente, que permitem videomonitoramento e análise de indivíduos, posterior ao reconhecimento facial. Já a Ilha de Startups estreia na feira com a escolha de oito empresas que apresentarão soluções para o uso de mão de obra técnica; controle de acesso; monitoramento online e proteção para entrada e saída de condomínios e casas.