Greenplac, de José Roberto Colnaghi, investe na consolidação e expansão dos negócios no segundo ano da empresa
No seu primeiro ano a Greenplac, subsidiária do Grupo Asperbras, já havia se solidificado como indústria produtora de MDF do Brasil. Em 2020, a empresa celebra seu segundo ano com mais conquistas. Além de recordes de produção, a Greenplac participou das maiores feiras de arquitetura e urbanismo do país; além de ser reconhecida pelo crescimento econômico que trouxe para a região de Água Clara, no Mato Grosso do Sul, onde a fábrica está instalada.
“Nosso maior desafio foi construir uma fábrica de MDF no Mato Grosso do Sul, começando do zero” conta José Roberto Colnaghi, presidente do Conselho de Administração do Grupo Asperbras. “Investimos no que havia de melhor e mais moderno no mercado tanto em relação ao maquinário quanto a matéria prima e, hoje, estamos entre os grandes players do segmento no Brasil”.
Consolidação no mercado
O pioneirismo, a inovação e a qualidade da Greenplac não pararam na fábrica – o conceito permeia todas as ações da empresa, que busca constantemente novas formas de oferecer o melhor produto e serviço. A consolidação da empresa envolve o lançamento de novos padrões de MDF e a expansão dos negócios: em janeiro, a Greenplac implantou em seu complexo industrial, a nova fábrica de resina, uma das principais matérias primas do MDF. A unidade está integrada à indústria de MDF e já opera a todo vapor.
A caminhada para a autossuficiência na produção não parou por aí. Após a inauguração da fábrica de resina, a empresa iniciou a construção de uma fábrica de formol. Com previsão de inauguração para o segundo semestre, além de fornecer matéria prima para a própria produção vai, também, estar à venda no mercado brasileiro.
De acordo com José Roberto Colnaghi, as novas fábricas e lançamentos são partes essenciais para a autonomia da Greenplac. Isso vai garantir a melhor qualidade do produto no processo produtivo. “Nossa preocupação com a excelência é o que nos desafia a continuar desenvolvendo soluções e produtos inovadores e da mais alta qualidade,” orgulha-se Colnaghi.
Fábrica de Formol
Após a inauguração da nova fábrica de formol, a empresa será autossuficiente, tendo total autonomia na produção do MDF: do plantio do eucalipto à distribuição do produto acabado, incluindo até a energia usada para movimentar as máquinas.
A madeira é proveniente de plantações de eucalipto próprias da empresa. Além disso, a energia elétrica que alimenta a indústria é produzida pela Usina Termelétrica de Biomassa da Asperbras, instalada em Guarapuava (PR). A energia é gerada a partir de resíduos de madeira reflorestada, produzida na região. Sua produção energética abastece indiretamente a GreenPlac, que é situada em Água Clara (MS), pois a energia da Usina vendida ao mercado local do Paraná, resulta em recursos que a Asperbras utiliza para adquirir energia no mercado do Mato Grosso do Sul, compensando o consumo. Além disso, a fábrica aproveita água de reuso de fontes próprias.
Sustentabilidade e qualidade
“A sustentabilidade anda de mãos dadas com a qualidade do produto”, afirma José Roberto Colnaghi. Esse é um dos motivos que leva a empresa a investir na busca por certificações reconhecidas nacionalmente e internacionalmente, como por exemplo o FSC – Coc (Cadeia de Custódia). Concedido pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o selo internacionalmente reconhecido identifica florestas manejadas com responsabilidade, capazes de conciliar as salvaguardas ecológicas com os benefícios sociais e a viabilidade econômica. A empresa, que embarcou nos processos finais para a conquista do selo, deve recebê-lo na metade do segundo semestre.
Novos investimentos
Além do investimento em novas fábricas e certificações, a Greenplac expandiu seus horizontes. Em maio, abriu seu novo Centro de Distribuições em Mirassol, no interior de São Paulo. A novidade veio para agilizar o processamento e a entrega de pedidos para clientes e revendas na região de São José do Rio Preto. “A nova logística adianta a entrega do produto Greenplac e mostra o empenho da empresa em oferecer atendimento de qualidade aos seus clientes,” reforça José Roberto Colnaghi.
Mesmo com as dificuldades econômicas enfrentadas pelo país por conta da crise causada pela COVID-19, a Greenplac não para. “Nossa estratégia é continuar crescendo e conquistar cada vez mais espaço no mercado,” garante Colnaghi.