+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

Hospital Estadual de Formosa promove palestra em prol da campanha Agosto Dourado

Mães internadas no Centro Obstétrico do Hospital de Formosa de mãos dadas na Roda do Abraço

A iniciativa trouxe como destaque os benefícios do leite materno e os cuidados na hora de amamentar.

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), realizou uma palestra sobre o “Agosto Dourado” – campanha de conscientização sobre o aleitamento materno. A ação proporcionou às puérperas do Centro-Obstétrico (CO) e aos estagiários do curso de técnico em enfermagem do Centro Técnico de Saúde (CTS), um momento de aprendizado e acolhimento.

A psicóloga do HEF, Luanna Marques, falou sobre saúde emocional da mulher pós-parto e as dificuldades nos primeiros dias de amamentação, onde as mamães geralmente se sentem angustiadas por não conseguirem amamentar de imediato. Ela também realizou a “roda do abraço” para que as mamães internadas no CO pudessem abraçar umas às outras com o objetivo de proporcionar um momento de empatia e troca de experiências.

A fonoaudióloga Daniela Teixeira, também do HEF, passou dicas importantes sobre as posturas mais adequadas na hora da amamentação. Durante sua apresentação, a profissional demonstrou algumas posições para que as lactantes consigam identificar se o bebê está conseguindo sugar a quantidade de leite suficiente.

Por fim, a coordenadora do Centro-Obstétrico, Mariana Landinho, explicou um pouco mais sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê, bem como seu papel na relação afetiva entre mãe e filho.

Durante a ação, as mamães ainda receberam quadros personalizados pelas coordenadoras de enfermagem, Lloyd Martins, Bruna Soares e Sarah Augusta.

Agosto Dourado

De acordo com o ministério da saúde, o aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos de idade, evita infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, entre outras patologias. Devido sua importância, a Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) desenvolveu em 1992 a campanha Agosto Dourado – instituído no Brasil em 2017 pela Lei nº 13.435.

A iniciativa promove ações para incentivar gestantes e puérperas a amamentarem seus respectivos bebês. De acordo com a OMS e Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação.

Sthefane Silva (texto e foto)/Imed

Deixe seu Comentário