Hutrin é referência em gestão hospitalar
Em entrevista ao Bom Dia Goiás (TV Anhanguera), o governador Ronaldo Caiado (DEM), citou o Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hutrin), em Trindade, como referência de boa gestão na área de saúde. “O Hutrin de Trindade aumentou em mais de 200% o atendimento”, ressaltou Caiado durante a entrevista que tratou do balanço de um ano do seu governo.
O IMED (Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento) que assumiu a gestão do hospital em agosto promoveu melhorias significativas no atendimento à população. Segundo o balanço de novembro houve aumento de 40% em exames de eletrocardiograma e raio X, 248% em consultas, 30% em cirurgias e duas horas a menos de espera no Pronto Socorro.
Vagas para laqueadura
Mais organizado, o Hutrin anuncia para as prefeituras da região que estão sobrando vagas para cirurgias pelo SUS. Das 80 cirurgias de laqueadura que o Hospital tem capacidade para realizar mensalmente, somente 32 foram feitas no último mês. As pacientes não estão chegando à unidade, que a partir do segundo semestre de ano, de fato, tem atendido todo o território goiano. A ociosidade das vagas no hospital se dá pela falta de encaminhamento, via regulação, dos municípios. A laqueadura é uma cirurgia que impede que a mulher engravide e é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de acordo com os critérios da Lei nº 9.263/96.
As mulheres que têm interesse em realizar a cirurgia de laqueadura devem procurar um postinho de saúde no município onde residem. Após uma consulta inicial e orientações sobre planejamento familiar, elas serão encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde, via regulação, para o Hutrin. Na unidade elas passarão por uma nova consulta para que realizem a cirurgia.