Customize Consent Preferences

We use cookies to help you navigate efficiently and perform certain functions. You will find detailed information about all cookies under each consent category below.

The cookies that are categorized as "Necessary" are stored on your browser as they are essential for enabling the basic functionalities of the site. ... 

Always Active

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

IMED lança Projeto Escuta Terapêutica em hospitais do interior de Goiás

O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), por meio do seu departamento de Recursos Humanos, deu início ao projeto Escuta Terapêutica. A proposta tem como objetivo alcançar os colaboradores dos hospitais gerenciados pelo instituto (Regional de Formosa, Urgências de Trindade, Regional de Luziânia e Regional São Luís de Montes Belos).

Trata-se de uma linha de comunicação exclusiva aberta entre funcionário e psicólogo, de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h. Desta forma, o profissional que precisa de apoio psicológico para lidar com qualquer tipo de problema tem, ao alcance de uma ligação ou envio de mensagem, a escuta terapêutica agendada. No dia e hora previamente definidos, o colaborador recebe uma chamada de vídeo de um dos quatro psicólogos do projeto.

“O Escuta Terapêutica tem o papel de ser um ponto de acolhimento para a ansiedade e o medo que as equipes de saúde e nossos colaboradores possam sentir”, disse Ângela Chagas, diretora de RH do IMED.

Prevenção

É certo que lidar com adversidades diárias pode ser um estressor para qualquer profissional ao longo do tempo. Dessa forma, a chegada da pandemia do coronavírus trouxe perdas para todos e sobrecarregou setores que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

A doença acendeu um alerta também para síndromes como a de Burnout –esgotamento profissional com sintoma de exaustão -, que atingiu muitos profissionais em vários segmentos da sociedade durante esse período. Portanto, pensando em prevenir quadros como este é que o IMED desenvolveu a ferramenta de escuta ativa. Ela auxilia os colaboradores das unidades hospitalares levando conforto e confiança.

Embora cada unidade hospitalar envolvida tenha o seu próprio psicólogo, para a diretora de recursos humanos, a ideia de levar a escuta terapêutica em uma plataforma digital pode facilitar o engajamento dos colaboradores. Isso porque o atendimento realizado remotamente garante a privacidade e respeita a liberdade individual de cada funcionário.

Segundo Ângela Chagas, a flexibilidade de horário também foi pensada para atender às trocas de plantões dos hospitais. “Acreditamos que o projeto seja mais uma ferramenta no acolhimento, ampliação da saúde e, principalmente, bem-estar daqueles que lidam diretamente com outras vidas”, diz a diretora.   

Deixe seu Comentário