Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest
+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

José Roberto Colnaghi explica a trajetória de sucesso do Grupo Asperbras

Com empreendimentos no Brasil, África e Europa, o Grupo inaugurou uma fábrica de MDF em 2018, mesmo ano em que lançou a Abitte, uma aposta no reaquecimento do setor imobiliário

 

A história do Grupo Asperbras começou em 1966, com uma pequena loja de implementos agrícolas, localizada na cidade de Penápolis (SP). Na época batizada com o nome da família do fundador, Francisco Colnaghi, a empresa trilhou um longo caminho até o momento atual. Foi uma trajetória de sucesso, que a transformou em um dos maiores grupos empresariais brasileiros, com cerca de 5.000 colaboradores, no Brasil, na Europa e na África.

Hoje, o Grupo é administrado pelos irmãos José Roberto Colnaghi e Francisco Carlos Jorge Colnaghi. Após o falecimento do fundador, o nome da empresa – já reconhecida no mercado por sua fábrica de tubos de PVC para a irrigação – mudou para Asperbras (1985). Além de comercializar implementos, iniciou a fabricação de tubos e conexões, utilizados na irrigação de lavouras.

Atualmente, a empresa atua em diversos setores. Além dos tubos e conexões em PVC e por Rotomoldagem, existem também os setores de tecnologia industrial e construção; geologia e mineração; indústria alimentícia; empreendimentos imobiliários; concessionárias de veículos; energia por biomassa; programas sociais e painéis de madeira certificada.

José Roberto Colnaghi explica que a atuação em diversas áreas foi uma decorrência do relacionamento com as pessoas, estabelecido por seus acionistas desde o início. Isso lhes garantiu o entendimento rápido das situações e, especialmente, das necessidades, sejam das empresas, dos governos ou das pessoas.

Em 2018, o Grupo Asperbras teve grandes realizações, como a inauguração do seu maior empreendimento, a GreenPlac, fábrica de MDF (madeira certificada), em Água Clara (MS). Também foram adiantadas as obras da nova fábrica da indústria de laticínios Bonolat em Penápolis (SP) e, ainda, ocorreu a inauguração da Abitte, uma aposta na retomada do crescimento do setor imobiliário.

A preocupação do Grupo em relação às questões ambientais pode ser identificada em todos os projetos. Na fábrica GreenPlac, de MDF, a Asperbras conseguiu implementar uma ideia antiga e produzir toda a energia consumida na  empresa por meio de uma usina termelétrica, que funciona a partir de biomassa. Também pertencente ao Grupo, a UTE Antônia produz energia limpa a partir de os de madeira da própria fábrica. Produz energia limpa por meio de um sistema autossuficiente.

Além da preocupação ambiental, o Grupo Asperbras tem seus olhos voltados para questões sociais. A Fundação Nelly Jorge Colnaghi – que leva o nome da mãe dos atuais sócios – atende mais de 240 crianças em Penápolis há quase 17 anos. Eles ainda ajudam o Hospital de Câncer de Barretos (SP) e iniciativas que buscam preservar o meio ambiente, como a organização não governamental Flora Tietê.

O sucesso da empresa se deu de um modo teoricamente simples.  Comprar e pagar, respeitar o combinado. Isso é o que é feito até hoje, tendo controle da empresa, com pessoas especialistas no assunto, cada um focado em seu setor. Prestigiando e incentivando colaboradores. No processo, para ver como funcionava, José Roberto Colnaghi já trabalhou com trator, esteira, caminhão, de A a Z, para conhecer os processos e poder contribuir. Os dois irmãos estiveram sempre intensamente envolvidos no desenvolvimento das áreas e o que mais os estimula é ver o resultado de todo esse trabalho.

José Roberto Colnaghi, CEO do Grupo Asperbras, explica o sucesso da empresa por meio de uma combinação de trabalho, humildade e respeito ao próximo, fórmula herdada do pai. “Nós trabalhamos para manter o lucro sem prejudicar o fornecedor e o cliente”, diz.

Deixe seu Comentário