+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

Leroy Merlin mostra o seu desempenho sustentável no 3º Relatório de Sustentabilidade

No dia 26 de abril, a líder no varejo de materiais de construção, promove o lançamento da terceira edição do seu relatório de sustentabilidade. Esta edição é a primeira produzida seguindo a metodologia Global Reporting Initiative (GRI), que estabelece os princípios e indicadores a serem utilizados para medir o desempenho econômico, ambiental e social das organizações. Publicado a cada dois anos, este relato cobre o período de 1° de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2016, e considera os aspectos de maior relevância para a Leroy Merlin Brasil e seus públicos de interesse. A sua primeira edição foi publicada apenas internamente em 2014.

A conscientização e contribuição para redução dos impactos gerados pela empresa são empregadas em todas as unidades e equipes. Os dados para a produção deste relato foram levantados por meio de indicadores apresentados pelas diversas áreas da empresa, entrevistas com as principais diretorias e materiais institucionais. E o processo de definição dos temas e materiais, considerou as expectativas dos colaboradores (incluindo a alta direção da empresa), fornecedores e Clientes. Entre os 16 temas levantados, o Comitê de Sustentabilidade Nacional da Leroy Merlin Brasil validou dez assuntos considerados de grande relevância para a empresa: Aspecto econômico: gestão de fornecedores, relacionamento com o Cliente, governança e conformidade. Aspecto social: relacionamento com as comunidades, saúde e segurança, funcionários e trabalho. Aspecto ambiental: resíduos, transporte e água.

Vale ressaltar que, mesmo diante de um quadro econômico incerto, o processo de transformação sustentável caminha em crescimento. O diretor geral, Alain Ryckeboer, destacou na sua entrevista esse desafio: “O Brasil vem passando por um momento de estagnação econômica há cerca de três anos, sendo 2014 com zero crescimento e um retrocesso nos anos de 2015 e 2016. O contexto econômico onde a Leroy Merlin se desenvolve não é favorável. Apesar disso, um grande desafio que nós tivemos foi de continuar a desenvolver a empresa e levar adiante nossos processos de transformação. Para nos adequarmos a esse cenário, ao longo dos últimos dois anos, trabalhamos em diversos projetos de transformação organizacional e de nossos sistemas de informação, sempre em busca de melhorias em nossa eficácia e no aumento da produtividade”, explica Alain.

Toda transformação só se torna possível com o empenho de todos os colaboradores, pois o grupo é formado por pessoas que possuem um objetivo comum: a satisfação e a realização dos sonhos de nossos Clientes.

Para reforçar esse compromisso socioambiental, desde 2015, foram reforçados os oito pilares que sustentarão o crescimento contínuo nos próximos 10 anos – o CAP 2025, baseados na vocação, no DNA da marca e na ambição para atingir a liderança mundial da melhoria da habitação, conforme estabelecido pelo Grupo Adeo do qual a Leroy Merlin faz parte.

Venha compartilhar conosco esse momento transformador que planeja um futuro melhor.

Sobre a Leroy Merlin

A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus Clientes.

Considerada multiespecialista do lar, por ser especializada em Construção, Acabamento, Bricolagem, Decoração e Jardinagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos em 80 mil itens divididos em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração, Iluminação e Cozinhas. As lojas oferecem serviços diferenciados, como Fábrica de Cores, Troca de Mercadorias, Espaço Projeto, Corte de Madeira e Vidro, Cursos de Bricolagem, Entrega em domicílio, Estacionamento, Café, Fraldário, Molduraria, Mesa de Bricolagem, Coleta Seletiva, Drive-Thru, entre outros.

Hoje, a rede francesa possui 40 lojas distribuídas em onze estados brasileiros, mais o Distrito Federal e uma Loja Virtual que atende todos os estados do país. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de Varejo Certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável e Uso e Operação sendo assim a primeira loja 100% AQUA – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Hoje, a rede possui treze lojas 100% AQUA, Jacarepaguá (RJ), Taguatinga (DF), Campinas Anhanguera (SP), Sorocaba (SP), Serviços Internos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jaguaré (SP), São Leopoldo (RS), Londrina (PR), Curitiba Atuba (PR), São José (SC), Fortaleza (CE) e Maceió (AL), somando um total de 34 certificados, destacando a Leroy Merlin como a empresa com maior número de certificação AQUA/HQE no mundo na categoria varejo.

A Leroy Merlin é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis pelo “Prêmio Os Mais Importantes do Varejo”, realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os 10 prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013, 2014, 2015 e 2016, a Leroy Merlin foi premiada entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Épocae 1º lugar do segmento Varejo de Material de Construção, no Ranking da pesquisa “As empresas mais admiradas no Brasil” nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015, realizado pela Revista Carta Capital.

Deixe seu Comentário