Grupo Asperbras diversifica e expande, diz o diretor José Maurício Caldeira
Novo parque industrial de painéis de madeira certificada terá produção recorde para a região
Após o lançamento da pedra fundamental em Água Clara (MS), no mês de julho, a Asperbras mantém um ritmo acelerado de obras do seu moderno parque fabril de MDF no estado do Mato Grosso do Sul. Segundo a sua direção, a terraplanagem do terreno que abrigará a fábrica de painéis de madeira certificada está evoluindo muito bem e dentro do cronograma planejado. A previsão de término é para o dia 15 de outubro.
Em conjunto com a terraplanagem, outro grupo de operários já erguem as instalações administrativas que serão utilizadas no Canteiro de Obras. José Mauricio Caldeira, diretor do Grupo Aspebras, diz que a empresa responsável pela obra principal do barracão industrial, prédios auxiliares, sistema de drenagem, sistema viário entre outros foi contratada e já iniciou a mobilização. Segundo a avaliação de José Mauricio Caldeira, essas obras se iniciaram na semana passada com total liberação ambiental por parte do governo do Estado.
A Asperbras é um grupo empresarial familiar e multidisciplinar, fortemente estruturado para desenvolver projetos nacionais e internacionais de comércio, tecnologia e industrialização. Com atuação em três continentes (América, África e Europa), o grupo tem um perfil ousado e empreendedor, e sempre buscou inovar com segurança.
O empreendimento de MDF em Água Clara tem um aporte financeiro de cerca de R$ 330 milhões em recursos próprios e com participação de um Banco alemão para a aquisição de equipamentos da empresa alemã Siempelkamp. A Asperbras iniciou o projeto de plantio de eucalipto em Mato Grosso do Sul em 2013, com um investimento de R$ 75 milhões, para que já possa contar com parte de produção própria da matéria-prima que atenderá todos os quesitos de manejo sustentável para o novo empreendimento.
A produção será destinada ao mercado interno, sobretudo para a indústria moveleira, uma das principais consumidoras de placas de MDF. Com a capacidade inicial de produção de 250 mil metros cúbicos por ano, há ainda capacidade para uma segunda linha com capacidade de 460 mil metros cúbicos anualmente. A Asperbras escolheu a cidade de Água Clara no centro do país por sua vocação, na região, para o cultivo de eucalipto. A empresa já iniciou o projeto de plantio em Mato Grosso do Sul em 2013 para que já possa contar com parte de produção própria da matéria-prima, que atenderá todos os quesitos de manejo sustentável para o novo empreendimento.
Segundo o BNDES, o MDF em 2010 era responsável por 35% da produção nacional de painéis de madeira. Os painéis de madeira reconstituída (MDP, MDF e chapa), que representavam 53% da produção de painéis em 2000, passaram a 78% em 2010. Com a expansão o país avançou no grupo dos maiores produtores mundiais.
O Grupo Asperbras
A Asperbras, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, tem sua sede administrativa da holding brasileira na cidade de São Paulo, mantém suas raízes em Penápolis (cerca de 400 km da capital paulista) onde possui duas unidades industriais: as fábricas de Tubos de PVC e Rotomoldagem, com a marca Asperbras, destinadas ao saneamento básico. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem plantas industriais na Bahia e no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo e Mato Grosso, atua nos segmentos de Agronegócios e empreendimentos imobiliários. Em Minas Gerais, tem uma Usina de Leite, da marca Bonolat, com produção diária de mais de 300 mil litros. No Mato Grosso do Sul, em Água Clara, inicia a construção de um parque industrial de painéis de madeira certificada destinado ao setor moveleiro. Possui mais de mil funcionários no Brasil, distribuídos entre suas empresas localizadas no Rio Grande do Norte, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Fora do país, são 3.000 funcionários, entre Portugal, Áustria, Congo-Brazzaville, Guiné-Conakry e Angola.
Além dos projetos mencionados, a Asperbras mantém no Brasil ações de responsabilidade socioambiental por meio da parceria ao Hospital do Câncer de Barretos, a Casa de Apoio de Penápolis, a ONG Flora Tietê e a manutenção da Fundação Nelly Colnaghi.