Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest
+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

Desenho paramétrico é a técnica usada por Daniela Colnaghi para construir sua ótica na CASACOR São Paulo

Galeria de Óculos de Daniela Colnaghi. Foto: Divulgação.

Para Daniela Colnaghi, vice-presidente da Associação de Design do Estado de São Paulo (ADESP), a GreenPlac tem tudo a ver com a CASACOR e, por isso, foi a escolha dela para construir seu espaço – uma ótica de luxo – na maior mostra de design e arquitetura das Américas. O uso nada comum das placas de MDF é o que surpreende: dispostas em forma de ondas criadas através de uma técnica chamada de desenho paramétrico, a fábrica usa algoritmos e computação gráfica aplicada aos materiais para dar-lhes formas inusitadas.

“O material, além de ser moderno e ambientalmente consciente, trouxe o toque de luxo que eu queria dar ao ambiente”, detalha a designer.

Projeto autoral

Na ótica luxuosa de Daniela, o MDF vai do teto ao chão, formando ondas que vão sustentar as prateleiras. Difícil de explicar e mais ainda de executar. Depois de projetar o ambiente que parece saído de uma obra de Gaudi, o escritório buscou parcerias com empresas capacitadas para fazer o corte computadorizado, reproduzindo as ondas do projeto. “É muito trabalhoso, quase cenográfico, porque o desenho tem que ser feito no escritório, produzido na indústria e a montadora só aplica no espaço”, explica a designer.

O processo de produção dos painéis é dos mais modernos e utiliza madeira de reflorestamento de plantações próprias, energia elétrica produzida por uma usina de biomassa, também própria, e ainda reaproveita seus efluentes, empregando água da chuva em seu processo produtivo.

O ambiente foi idealizado para ser uma união de Luxo e Design no mobiliário e com 1.100 metros de madeira, é de fato uma loja. Os óculos são peças superexclusivas feitas em poucas quantidades.  A marca carioca Gustavo Eyewear vai estar na CASACOR São Paulo pelo segundo ano consecutivo, em um espaço totalmente personalizado para seu público.

“Nós nos surpreendemos com a criatividade dos designers e arquitetos. O compromisso ambiental está no nosso DNA, por isso, entregamos um material de primeira, que já é bonito e eles combinam com outros materiais, dispõem de forma inusitada e nos orgulham de estar ali”,, diz José Roberto Colnaghi, da Asperbras. A GreenPlac é a mais nova empresa do grupo. Começou a produzir em julho do ano passado, ganhou seu primeiro prêmio como destaque na Feira Interzum, na Alemanha e estreia nesse semestre na maior mostra de arquitetura e designs das Américas em seis ambientes.

33ª CASACOR SP

28 de maio a 04 de agosto de 2019

Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Jockey Club de São Paulo- Av. Lineu de Paula Machado, 1075

Deixe seu Comentário