Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest
+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

Hetrin realiza primeiro curso de formação de auditores internos do IMED

Auditoria acontecerá em todos os setores do hospital administrado pelo IMED, avançando em processos contínuos de melhorias

O Hospital Estadual de Trindade – Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) – realizou no mês de abril o primeiro Curso de Formação de Auditores Internos do Instituto Médico de Ensino e Desenvolvimento – IMED, organização social responsável pela administração da unidade. O curso ministrado pela Analista de Qualidade, Laiany Miranda, teve a duração de quatro dias e contou com a presença de colaboradores selecionados pela diretoria da unidade para passarem pela qualificação.

O processo de auditoria interna corresponde à análise das atividades no ambiente hospitalar para verificar se os processos desempenhados seguem os padrões de qualidade e segurança do paciente estabelecidos. Apesar de ser realizada internamente, o maior beneficiado desse processo é o paciente, já que todas as melhorias implementadas, a partir das auditorias, influenciam no atendimento assistencial da unidade.

Com a formação dos auditores, o Hetrin promoveu o ciclo de primeira auditoria interna abrangendo todos os setores do hospital. O principal foco é nas atividades do dia a dia, tanto nas etapas de atendimento do paciente, desde a recepção até o momento da alta, quanto nos processos administrativos. Para a diretora da unidade, Vânia Fernandes, os auditores são fundamentais para o processo de melhoria contínua da unidade. “A implantação da auditoria interna é um passo que avançamos para um processo contínuo de melhorias frente às fragilidades encontradas e, assim, aperfeiçoar cada vez mais os serviços prestados”, afirma.

Durante o processo, os auditores seguem diversos checklists elaborados pela enfermeira da qualidade do Instituto de Medicina, Educação e Desenvolvimento (IMED), Janaína Saito. O documento analisa quatro grupos de requisitos que são essenciais ao hospital – infraestrutura e equipamentos; gestão; técnica operacional e gestão de riscos – e a partir da observação e de evidências nos postos de trabalho, é realizada uma classificação de cada item como: ‘conforme’, quando tudo está sendo realizado como é esperado; ‘parcial conforme’, quando o processo está em implementação ou ainda não possui documentos comprovatórios; ou ‘não conforme’, quando faltam protocolos e ações essenciais para a rotina hospitalar.

As avaliações realizadas nas auditorias resultam em um relatório com pontos de melhoria e para cada não conformidade, um plano de ação é elaborado e aprovado para o avanço dos serviços prestados. Por isso, o processo auxilia na identificação e correção de falhas dos processos; melhora a qualidade do atendimento; ajuda no crescimento financeiro sustentável; e possibilita a avaliação dos serviços prestados. Tudo para atender as necessidades da comunidade, com foco na excelência da qualidade assistencial.

Assessoria de Comunicação do Hospital Estadual de Trindade

Isabela Maione – isabela.maione@ecco.inf.br

Deixe seu Comentário