Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest
+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

HEF realiza terceira captação de órgãos para transplantes

IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | HEF | Captação de órgãos

Procedimento realizado na unidade do Governo de Goiás resulta em captação de rins que irão beneficiar duas pessoas que estão na lista de espera

IMED - Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento | HEF | Captação de órgãos

Mais um momento emocionante no HEF com a terceira captação de órgãos

O Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou sua terceira captação de órgãos nesta quinta-feira (25/05) com apoio da Força Aérea do Corpo de Bombeiros. Rins foram doados por uma paciente de 42 anos que teve morte encefálica após um acidente vascular cerebral (AVC).

A gerente de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Katiuscia Freitas, reforça a importância das equipes hospitalares estarem envolvidas e preparadas para esse processo. “Essa doação garante que pessoas na fila de espera possam ser atendidas com a realização do transplante. Estamos capacitando profissionais nos hospitais para que estejam aptos para a abordagem nestes momentos”, garante. Os rins serão destinados para pacientes do estado de Goiás.

O processo de captação de órgão se inicia na identificação e manutenção do potencial doador após o diagnóstico de morte encefálica e entrevista familiar. Entretanto, o acolhimento da família é fundamental para uma afirmação positiva de doação. “A conscientização da população sobre a importância da doação de órgãos é fundamental. Em um momento de dor e sofrimento a possibilidade de transformar novas vidas com um gesto como esse, faz dos familiares verdadeiros heróis. Nosso eterno respeito” afirma o coordenador médico da UTI, Dr. Oliver Vilanova.

A equipe médica do hospital prestou toda assistência, realizando exames clínicos e de imagem, chegando à conclusão da morte encefálica do paciente, explicou a coordenadora de enfermagem da UTI do hospital, Bruna Soares. “Cada processo de acolhimento é único e nosso trabalho é sermos ponte para   o sim como expressão de generosidade e ressignificação do luto. A doação é um ato de amor e compaixão que salva vidas”, ressalta Bruna.

“Nosso hospital é 100% SUS e a importância de cada captação feita é macro. A nossa equipe de Formosa recebe toda a população do município e região e muito se orgulha, por cada vida que na ocasião podem ser salvas por cada família que se sente sensibilizada e por cada órgão que captamos”, conclui a gestora do HEF, Ana Brito.

Deixe seu Comentário