Twitter
Google plus
Facebook
Vimeo
Pinterest
+39 02 87 21 43 19

Fluid Edge Themes

Leroy Merlin realiza primeira maratona de criação com apresentação de quatro projetos para evitar o desperdício de água

A Leroy Merlin realizou, no último fim de semana, seu primeiro hackathon de makers – maratona de criação com competidores adeptos ao ‘Faça Você Mesmo’ – em um novo espaço na loja Interlagos, o Bricolab. Criado pela rede como um incentivo a democratização da tecnologia e da bricolagem, o espaço de co-working é equipado com ferramentas e maquinários exclusivos da rede e de parceiros como a Fundação Arduino, Cliever, RoboCore.

A Fundação Arduino cedeu para o Bricolab suas placas UNO WiFi, que disponibilizam conectividade para diversos locais e conectam à internet através de pontos de acesso locais, além de outras ferramentas para bricolagem. Já a Cliever disponibilizou uma impressora 3D para os makers utilizarem em suas criações, enquanto a RoboCore  ofereceu equipamento eletrônico próprio.  O espaço conta ainda com o apoio da ABINC (Associação Brasileira de Internet das Coisas).

O desafio desse hackathon era a criação de um protótipo que ajudasse na economia de água. Quatro grupos de makers trabalharam durante os dois dias no Bricolab, desenvolvendo diferentes projetos que solucionassem o problema do gasto elevado de água. “Ficamos muito surpresos e satisfeitos com os projetos criados pelos times. Os participantes trabalharam em equipe durante os dois dias, compartilhando conhecimento e aproveitando o espaço que a Leroy Merlin criou para desenvolver ideias muito promissoras para a conscientização do desperdício de água e para evita-lo de forma prática no dia a dia”, afirma Gaetan Belbeoch, gerente de operações/Internet.

O grupo Vovuínos, que teve seu projeto selecionado como vencedor, fugiu de soluções que puramente evitassem o desperdício de água. Segundo pesquisa da Universidade do Rio Grande do Sul (UFRGS), os maiores gastos de água em casa estão concentrados na máquina de lavar, no tanque e na torneira. Por isso o grupo desenvolveu um sistema batizado de ‘Lavuíno’ que ajuda no reuso da máquina de lavar roupas, economizando até 50% de água em cada ciclo.

Os outros grupos focaram em formas diferentes de conscientizar e evitar o desperdício. O segundo grupo desenvolveu um sistema denominado Tann que possibilita parar o fluxo de água com um toque na torneira, além de regular o fluxo. O terceiro grupo criou o sistema eletrônico Gout para ser colocado na caixa d’água, informando a quantidade do recurso que está sendo usado. Já o quarto grupo produziu o aplicativo Seapp, uma rede social sustentável que contabiliza o consumo de cada um, disponibiliza um sistema integrado de medição, comparando o consumo entre amigos, estabelecendo metas e um sistema de pontuação para aqueles que conseguirem reduzir o consumo de água.

 

Participaram do júri membros da Leroy Merlin, ABINC e da RoboCore.

Sobre a ABINC

ABINC é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo principal incentivar a troca de informações técnicas e gerenciais, fomentar a atividade comercial, promover a atividade de pesquisa e desenvolvimento e representar os diversos agentes presentes no mercado de Internet das Coisas (IoT / M2M), junto às autoridades governamentais encarregadas das telecomunicações brasileiras.

Sobre a Arduino

Arduino é o ecossistema líder em software e hardware aberto. A companhia oferece aos desenvolvedores de Internet das Coisas a capacidade de criar dispositivos inteligentes, conectados e interativos utilizando tecnologias acessíveis. Veja mais em www.arduino.org

Sobre a RoboCore

A RoboCore é uma empresa, Ltda., que desde 2005 busca desenvolver a tecnologia de uma forma criativa e inovadora. Realiza competições, feiras, congressos além de palestras/cursos na área de robótica e atividades extra-curriculares.

Sobre a Cliever

A Cliever Soluções em Prototipagem é uma empresa de Porto Alegre, pioneira na fabricação de impressoras 3D no Brasil. A empresa produz equipamentos com tecnologia quase 100% nacional, além de comercializar materiais como filamentos e spray adesivo.

Sobre a Leroy Merlin

A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998 trazendo um novo conceito para o mercado de Material de Construção. Com foco na qualidade de produtos, atendimento e serviços, a empresa oferece em suas lojas ambientes espaçosos e agradáveis para receber melhor seus Clientes.

Considerada multiespecialista do lar, por ser especializada em Construção, Acabamento, Bricolagem, Decoração e Jardinagem, a Leroy Merlin apresenta aos seus Clientes a maior variedade de produtos em 80 mil itens divididos em 15 setores: Materiais de Construção, Madeiras, Elétrica, Ferramentas, Tapetes, Cerâmica, Sanitários, Encanamentos, Jardinagem, Ferragens, Organização, Pintura, Decoração, Iluminação e Cozinhas. As lojas oferecem serviços diferenciados, como Fábrica de Cores, Troca de Mercadorias, Espaço Projeto, Corte de Madeira e Vidro, Cursos de Bricolagem, Entrega em domicílio, Estacionamento, Café, Fraldário, Molduraria, Mesa de Bricolagem, Coleta Seletiva, Drive-Thru, entre outros.

Hoje, a rede francesa possui 37 lojas distribuídas em oito estados brasileiros e o Distrito Federal e uma Loja Virtual que atende todos os estados do país. Entre as unidades, a Leroy Merlin Niterói (RJ) foi a primeira loja de Varejo Certificada do Brasil por meio do processo de construção sustentável e Uso e Operação sendo assim a primeira loja 100% AQUA – Alta Qualidade Ambiental, construída e mantida sob os mais rigorosos padrões de economia de recursos naturais. Hoje, a rede possui treze lojas 100% AQUA, Jacarepaguá (RJ), Taguatinga (DF), Campinas Anhanguera (SP), Sorocaba (SP), Serviços Internos (SP), São Bernardo do Campo (SP), Jaguaré (SP), São Leopoldo (RS), Londrina (PR), Curitiba Atuba (PR), São José (SC) e Fortaleza (CE) somando um total de 32 certificados, destacando a Leroy Merlin como a empresa com maior número de certificação AQUA/HQE no mundo na categoria varejo.

A Leroy Merlin é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis  pelo “Prêmio Os Mais Importantes do Varejo”, realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os 10 prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013, 2014 e 2015, a Leroy Merlin foi premiada entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época e 1º lugar do segmento Varejo de Material de Construção, no Ranking da pesquisa “As empresas mais admiradas no Brasil” nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015, realizado pela Revista Carta Capital.

Deixe seu Comentário