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Meio & Mensagem: Campanha de Marketing Leroy Merlin – Um gesto vale por mil palavras

Para Loducca, concorr?ncia est? encontrando seu caminho e obriga Leroy Merlin a inovar mais a cada ano Cr?dito: Divulga??o  A Loducca foi buscar inspiração em uma cena muito comum no dia-a-dia das lojas de varejo para criar a nova campanha de Leroy Merlin, anunciante que está há nove anos na casa. Quando as pessoas não sabem exatamente o que querem ou têm dificuldades em lembrar o nome de determinado produto, é comum vê-las desenhando o objeto no ar, como se houvesse um quadro e pincéis imaginários para fazer isso, e tentar fazer o vendedor descobrir do que se trata.

 

Produzido pela Conspiração Filmes, com direção de cena de Henrique Manzoli e Del, o comercial institucional que estreia neste domingo 26 mostra pessoas desenhando seus sonhos no ar, mas com um elemento visual que mostra os contornos do objeto na forma de uma aquarela, de modo que os gestos fiquem perfeitamente visíveis a quem assiste. 

 

Para reforçar o poder da gesticulação, há uma música de fundo, “Você”, de Tim Maia, na voz de um coral, que se sobrepõe às poucas palavras trocadas pelos personagens. “Precisamos fazer melhor a cada ano e, conforme nossos concorrentes começam a tentar encontrar seus caminhos, nós temos a obrigação de ir além”, afirma Celso Loducca, presidente da agência. 

 

Além da peça institucional, a comunicação da marca contém outros elementos. Um deles é composto por campanhas para os chamados festivais temáticos – ações de promoção que ocorrem todos os meses. 

 

“Nesse caso, a comunicação seguirá a mesma linha do filme institucional”, afirma Carla Ramos, diretora de comunicação da rede varejista de home center. Ela relata ainda as ações para a iniciativa Leve, também promocional e que ocorre em determinados finais de semanas, mas com comunicação mais focada ainda no preço. “Foi o briefing mais duro que tivemos nesses nove anos”, reconhece.

 

A executiva revela ainda uma ação inédita para a companhia: a Leroy Merlin Transforma, uma ação de branded content que será veiculada no programa O Melhor do Brasil, de Rodrigo Faro. 

 

Já estão confirmadas três “transformações”, pela qual a marca irá reformar a casa de alguém que esteja necessitando. Os personagens serão escolhidos por votação pela internet. Cada transformação durará quatro programas no decorrer de um mês, período no qual Faro irá exibir desde a compra dos insumos até o resultado final. Neste final de semana, o apresentador falará sobre o projeto, que se inicia em março. “É uma novidade que decidimos introduzir em nossa comunicação e, para a qual, contamos com todo apoio da Rede Record”, afirma Carla.

 

Segundo ela, a ação ajudou a empresa a ampliar a verba de marketing em 15% para este ano.

 

Fonte: Meio & Mensagem

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